Conheça as principais técnicas de apresentação mais utilizadas por Steve Jobs e aprenda a conectar emocionalmente sua plateia,
“Steve Jobs já é comunicador mais cativante da atual cena mundial.
Ninguém o supera. Uma apresentação de Jobs libera doses de dopamina no cérebro de seus ouvintes. Algumas pessoas percorrem grandes distâncias para assistir a essas palestras. Passam noites em longas filas para garantir os melhores lugares no auditório.”
É assim que o comunicador Carmine Gallo definiu o cofundador da Apple em seu livro Faça como Steve Jobs, publicado em 2010. A forma como Jobs mobilizava multidões evidencia um fato: as apresentações conectam mental e emocionalmente os palestrantes ao seu público.
Além disso, Steve Jobs foi também um grande exemplo do impacto que uma boa comunicação exerce sobre a carreira dos executivos. Uma pesquisa da empresa Distinction confirma: dos executivos entrevistados, 89% afirmam que uma comunicação clara e confiante influencia em suas carreiras e em seus ganhos.
O carisma e o entusiasmo, características das apresentações de Jobs, provocavam uma verdadeira euforia no público em cada lançamento de produto. Esses elementos tornaram o empresário um dos mais extraordinários oradores de sua época. Enquanto a maioria dos apresentadores simplesmente apresenta informações, Steve Jobs inspirava – e ainda inspira.
Mas, afinal, quais foram as técnicas mais utilizadas por Jobs em suas apresentações? E como você pode aplicá-las? Na sequência, vamos falar um pouco sobre cada uma de maneira breve e direta. Esperamos que elas também sirvam de inspiração para suas próximas apresentações.
Técnica 1:
Use palavras-chave
Seja para apresentar um iPod, um notebook ou um iPhone, Jobs enfatizava os temas de suas apresentações ao utilizar palavras-chave. Por exemplo:
“Hoje, a Apple vai reinventar o telefone.”
Lançamento do 1º iPhone
“Hoje, temos algo de extraordinário para mostrar. Algo de especial paira no ar.”
Apresentação do portátil e ultrafino Macbook Air.
Repare: além de um início impactante, as palavras-chave escolhidas por Jobs (“reinventar o telefone”, “extraordinário”) servem como fio condutor da apresentação até o último minuto. Após identificar o tema, certifique-se de que ele será claro e consistente em toda a sua palestra.
Como aplicar?
Imagine que você é o CEO de uma empresa e vai apresentar para seus vendedores um novo software de gestão de vendas. Normalmente, você poderia começar de maneira direta:
“Hoje, vou apresentar para vocês o novo software de gestão de vendas, que vai facilitar o dia a dia de cada um…”
Agora, se você estiver inspirado, pode discursar desta maneira:
“Eu sei que vocês vão ficar realmente entusiasmados com o que tenho para mostrar. A partir de hoje, a simplicidade que vocês sempre quiseram para atingir suas metas será realidade.”
Essa é a frase-chave: “a simplicidade que vocês sempre quiseram”. Frases de impacto como essa facilitam a memorização, tornam marcante o início de sua apresentação e despertam a curiosidade da plateia.
Outro elemento que vale a pena observar é o suspense. Quando você faz uma pausa rápida antes de apresentar o produto ou a ideia principal, gera suspense e prende a atenção das pessoas. Pense nisso!
Técnica 2:
Faça um resumo dos tópicos
Outra maneira que Jobs encontrou de iniciar suas apresentações foi resumir a mensagem em tópicos. Por exemplo:
“Quero falar quatro coisas hoje. Vamos começar com…”.
Como aplicar?
Utilize essa técnica no início de sua apresentação, para assegurar à plateia exatamente quais temas serão tratados.
Técnica 3:
Torne os números significativos
Jobs não vendia um hardware ou um software. Ele vendia experiências. E, quando falava de números, esses valores tinham significado, eram concretos:
“iPod. Mil músicas em seu bolso.”
Como aplicar?
Ao apresentar dados, tenha certeza de que significam algo. E, quando puder, faça analogias para torná-los mais atraentes. Os números por si só não dizem muito, a não ser que estejam inseridos em um contexto. Por exemplo, ao falar:
“Trabalhei em uma empresa que vende pen drives de 256 GB.”
Dependendo do seu público, 256 GB é um valor abstrato, que não possui muito significado. Entretanto, se você inseri-lo em um contexto, pode fortalecer sua relevância e torná-lo mais concreto. Veja:
“Trabalhei em uma empresa que vendia pen drives de 256 GB, memória suficiente para você escutar músicas 24 horas por dia durante 44 dias, sem interrupção.”
Agora, 256 GB se tornou um valor concreto. Além disso, o contexto traz um significado. Faça os números dizerem algo expressivo e conecte as informações para consolidar sua mensagem.
Técnica 4:
Expresse sua paixão
Jobs era claramente apaixonado por seu produto e transmitia esse entusiasmo para a audiência com palavras e ações. Além de contagiar a plateia, despertava o interesse e prendia a atenção dela.
Como aplicar?
Muitos oradores acabam apresentando uma imagem séria e formal, sem nenhum carisma. Lembre-se: o objetivo é engajar quem está assistindo à sua apresentação. Faça com que o público se entusiasme a ponto de se divertir enquanto você fala sobre sua empresa, seu produto ou serviço.
Se você mesmo não estiver entusiasmado, certamente seu público não vai ficar.
Técnica 5:
Crie slides concisos e com design simples
Quais eram os aspectos mais eficazes da comunicação de Steve Jobs? Apresentações simples de entender, com um elemento visual forte e de fácil leitura.
Em outras palavras: enquanto a maioria dos apresentadores enche as apresentações de gráficos complexos, textos enormes e discursos intermináveis, Jobs fazia exatamente o contrário. Utilizava poucos textos e imagens em destaque em seus slides.
Como aplicar?
Trate seus slides de forma simplificada, sem excessos de informação, para facilitar a compreensão. Apresentações inspiradoras são concisas e possuem muitos elementos visuais.
Técnica 6:
Crie um vilão
Ao apresentar o iPhone em 2007, Jobs criou uma história com vilões: os celulares existentes até então. E adivinhe: quem era o herói?
“Os telefones celulares regulares não são tão inteligentes e não são tão fáceis de usar. Os smartphones são um pouco mais inteligentes, mas são mais difíceis de usar. Eles são realmente complicados… Nós queremos fazer um produto mais inteligente do que qualquer dispositivo móvel já foi e superfácil de usar. Isto é o que o iPhone é.”
Como aplicar?
Crie um vilão para o seu produto ou a sua ideia combater. Apresente-o inicialmente para contextualizar a sua mensagem. Por fim, exponha as razões que tornam a sua ideia ou o seu produto o verdadeiro herói.
Técnica 7:
Encare a sua apresentação como um espetáculo
Em vez de simplesmente passar informações, trate sua apresentação como um verdadeiro espetáculo.
Jobs utilizava vídeos, demonstrações e até convidados para fortalecer sua conexão com o público. Além, é claro, de recorrer ao suspense como recurso para tornar alguns momentos memoráveis – por exemplo, na apresentação do Macbook Air, quando retirou o notebook de dentro de um envelope A4.
Como aplicar?
Apresente seu conteúdo de forma mais dinâmica, intercalando slides com vídeos e/ou demonstrações. Isso vai tornar sua apresentação mais atraente.
Técnica 8:
Opte pela regra de três
Jobs instintivamente entendia que o número 3 é poderoso nas comunicações. Listar três coisas é mais interessante do que citar duas e muito mais fácil de memorizar do que vinte.
Jobs dividiu a apresentação do iPhone em três seções:
1) Falou sobre as funções do iPod do novo iPhone.
2) Apresentou próprio telefone.
3) Explicou a conexão com a internet.
“Hoje, estamos introduzindo três produtos revolucionários. O primeiro, um iPod widescreen com controles de toque. O segundo é um celular revolucionário. E o terceiro é um dispositivo inovador de comunicação na internet.“
Por fim, ele revelou que não eram três produtos diferentes, e sim todas as funcionalidades em um mesmo produto: o iPhone.
Como aplicar?
Escolha os três elementos essenciais da sua ideia para fortalecer seu argumento e torná-lo memorável. Sabemos que é difícil escolher apenas três, mas essa decisão pode fazer com que seja mais fácil lembrar sua mensagem.
Técnica 9:
Crie um momento memorável
Nas principais apresentações de Jobs, havia um momento memorável, de grande impacto. Tais momentos eram pensados para fortalecer a mensagem principal do produto.
Como aplicar?
Pense: qual mensagem principal você quer transmitir sobre a sua ideia ou o seu produto? A partir dela, reflita: como posso criar um momento memorável para fortalecê-la? Planeje com cuidado, para que esse momento realmente surpreenda a plateia.
Técnica 10:
Ensaie, ensaie e ensaie
Por fim, ensaie, ensaie e ensaie até se sentir seguro para encarar seu público.
Jobs faz com que tudo pareça simples porque passava horas ensaiando sua apresentação. É impossível apresentar tantos detalhes com a precisão de Jobs sem uma boa prática. O resultado de bons ensaios é uma apresentação com sincronia perfeita entre oratória, comunicação corporal e slides.
Mas cuidado para não decorar seu discurso. Treine para que a apresentação flua com naturalidade! Quando você decora o discurso, a apresentação pode ficar artificial.
Ah, e mais uma coisa!
No final da apresentação, Jobs sempre acrescentava o jargão: “… ah, e mais uma coisa…”. Depois dele, exibia uma nova funcionalidade do produto ou mesmo uma banda, fazendo com que o público sentisse que recebeu algo a mais.
Em resumo: Jobs fazia uma introdução impactante, então seguia para as demostrações do produto durante a palestra e terminava com uma conclusão forte, acrescida de um bônus final.
Experimente aplicar essas técnicas! Com certeza, você vai perceber o quão valiosas são. Quando bem trabalhadas, elas têm o potencial de tornar sua apresentação memorável. Se você quer potencializar sua apresentação descubra como chamar atenção de sua plateia.
Conteúdo inspirado e adaptado de: